sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Turbina explode, e trabalhador morre em usina. Quem liga?

por ALCEU LUÍS CASTILHO
(@alceucastilho)

Notícia robótica na Folha: "Acidente mata trabalhador em usina". Mas só na Folha Ribeirão, que circula na região de Ribeirão Preto. Nome da vítima? Ah, qual a necessidade, não é mesmo? (Edson Aparecido Pinheiro, informa a Rede Anhanguera: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2013/12/ig_paulista/130791-explosao-mata-um-e-fere-outro-em-usina-de-cana-de-acucar.html).


Circunstâncias da morte? A empresa Biosev não informa. (O G1, porém, conta que uma turbina explodiu: http://m.g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2013/12/explosao-em-usina-mata-trabalhador-e-deixa-outro-ferido-em-sertaozinho.html.)

A usina atende pelo nome de Santa Elisa. Pertence ao grupo francês Louis Dreyfus, presente em mais de 50 países. (Santa Elisa, padroeira dos ferreiros, foi uma mártir egípcia. Decapitada.)

Segue a notícia robótica e gélida da Folha:

"Um acidente na área industrial da usina de cana-de-açúcar Santa Elisa, em Sertãozinho (a 333 km de São Paulo), matou um homem que trabalhava no local.

Outra pessoa também ficou ferida na ocorrência.

O acidente ocorreu no final da tarde de anteontem.

Em nota, a Biosev, empresa responsável pela usina, afirmou que lamenta a morte do funcionário e que oferece apoio aos familiares dele.

Entretanto, a Biosev não informou as circunstâncias do acidente que levaram à morte do trabalhador.

As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil de Sertãozinho".


E é só. Registrado o protocolo jornalístico.

Em dezembro de 2008, a organização Amigos da Terra publicou os resultados do prêmio Pinóquio de desenvolvimento sustentável. O grupo Louis Dreyfus venceu na categoria direitos humanos, com 36% dos votos, pelo tratamento indigno aos assalariados brasileiros: http://www.prix-pinocchio.org/laureat-2008.php?id_rubrique=7

Mas hoje tem sorteio da Copa.


TWITTER:
@blogOutroBrasil

NO FACEBOOK:

Outro Brasil

Nenhum comentário: