domingo, 5 de fevereiro de 2012

Grandes Patifes da Literatura (V) - Paulinho Perna Torta
 
por ALCEU LUÍS CASTILHO (@alceucastilho)
 
João Antônio é um dos grandes escritores brasileiros. E, com a sua galeria de malandros, um dos mais importantes para entender a nossa sociedade excludente. “Paulinho Perna Torta” é o nome de um longo conto sobre uma dessas pessoas que, após uma sequência de explorações e discriminações, torna-se bandida. Paulinho Perna Torta vira cafetão, assaltante, faz de tudo no crime, na região central de São Paulo.
 
O conto foi escrito em 1965, mas publicado em 1974, no livro “Leão-de-Chácara”. Em artigo publicado na Revista de Estudos Avançados, da USP, o escritor Bruno Zeni mencionava, em 2004, um trecho importante. Paulinho diz: “[...] me ensinaram que meu negócio era ver e desejar. Parasse aí”. Zeni observa que, para o protagonista, “as pretensões de acumulação material não deveriam passar de fantasia”.
 
Estamos aqui, portanto, no quinto texto da série, diante de um caso muito diverso dos dois anteriores: Paulo Honório, de Graciliano Ramos, e João Romão, de Aluísio de Azevedo, representam proprietários de terra, capitalistas. Fernando Vidal Olmos, de Ernesto Sabato, era também um bandido, mas burguês. Perna Torta, um espoliado.
 
A escalada de Paulinho duma Perna Torta (ele não gostava da abreviação) no mundo do crime tem um momento antológico. João Antônio narra os conselhos daquele que era seu professor do crime. Mas a sequência – específica sobre machismo - poderia ser a mesma caso o conselheiro, com alguma variação temática, fosse uma raposa política diante de um novato, ou um empresário experiente diante de seu sucessor, um fazendeiro ensinando um jagunço.
 
Paulinho tinha apenas 18 anos e vivia com uma prostituta. Já era seu cafetão, mas ela o dominava. Vejamos:
 
“Vivia todo arranhado. Quando eu não dormia com ela, por ficar lá mesmo na minha tarimba da boca do Arrudão, na outra noite, Ivete estalava de nervos, se metia a me bater. Eu entendia mal todo aquele movimento. Ficava como um moleque bocó arriado à beira da cama. Agüentando a gritaria...Por onde foi que andou, cadelinho? - com aquele ar canalha me gozando no canto da boca.
 
- Uma criança. Um dia de cabeça quente, boquejei com Laércio, pedi-lhe uma luz. O mulato me zombou e ouvi xingo, esculhambação, desconsideração. Fiquei desengonçado como um papagaio enfeitado. Entendendo nada.

- Também... Você deixa a gringa lhe fazer gato e sapato. Dá-lhe um chalau, seu trouxa.
 
Arrudão arrastou este aqui para um canto e ensinou.
 
- Você vai deixar de ser um pivete frouxo. Vou te levantar a crista pra você dar uma ripada nessa gringa – e me olhou dos pés à cabeça – porque você é gente minha.
 
O brilho de simpatia nos olhos de Laércio Arrudão começou por me ensinar que quem bate é o homem. E manda surra a toda hora e fala pouco. Quem chega tarde é o homem. Quem tem cinco-dez-mulheres é o homem – a mulher só tem um homem. Quem vive bem é ele – para tanto, a mulher trabalha, se vira e arruma a grana. Quem impõe vontades, nove-horas, cocorecos, bicos-de-pato e lero-leros é o macho. Homem grita, manda e desmanda, exige, dispõe, põe cara feia e pede pressa. A mulher ouve e não diz um a, nem sim, nem não, rabo entre as pernas. Mulher só serve para dar dinheiro ao seu malandro. Todo o dinheiro. Por isso, entre os malandros da baixa e da alta, as mulheres se chamam minas.
 
Laércio Arrudão me ensinou.
 
- Mulher lava os pés do seu homem e enxuga com os cabelos.
 
Laércio Arrudão me ensinou.
 
- Outra coisa: duas ondas bestas podem perder um homem. Gostar e mulher bonita. Malandro que é malandro se espianta e evita tudo isso.
 
Pousando as duas mãos nos meus ombros, falando baixo e sério um português bem clarinho, Laércio começava a me escolar que quem gosta da gente é a gente. Só. E apenas o dinheiro interessa. Só ele é positivo. O resto são frescuras do coração.
 
Eu precisava tomar uns pontos na ignorância.
 
À noite, à toa, à toa, meti-lhe um sopapo na caixa do pensamento. Ela caiu e quis pôr a boca no mundo. Chapoletei-lhe mais um muquete e se aquietou.
 
- Fale baixo comigo.
 
Agora, ganha porrada toda a mão que tenta uma liberdade. Às vezes, à frente das outras mulheres do Salão Azul. Então, meu nome se espalha e começa a ganhar tamanho na zona. Boquejam à boca pequena:
 
- Um valente ponta firme.
 
Ivete se sente mulher de malandro e me agrada mais. Vem se aninhar como uma cachorra. Sou temido e presenteado”.
 
LEIA MAIS:
@blogOutroBrasil
 

NO FACEBOOK:

Nenhum comentário: