sábado, 17 de dezembro de 2011

Reitor da USP expulsa seis estudantes com base em lei de 1972

por ALCEU LUÍS CASTILHO (@alceucastilho)

A reitoria da Universidade de São Paulo decretou ontem a expulsão de seis estudantes. O decreto fala em “eliminação do corpo discente”. São eles: Aline Dias Camoles e Bruno Belém, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), Amanda Freire de Sousa, Jéssica de Abreu Trinca, Marcus Padraic Dunne e Yves de Carvalho Souzedo, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

O processo foi iniciado, em 2010, por conta da ocupação de um prédio para moradia estudantil - a chamada Moradia Retomada.

Cinco estudantes foram absolvidos. Outras duas pessoas escaparam por não estarem mais matriculadas na USP. São eles Paulo Henrique Oliveira Galego e Pedro Luiz Damião. Este já se formou. O despacho do reitor, publicado ontem no Diário Oficial, diz que Damião concluiu o curso e que as anotações da penalidade devem contar “em seus prontuários”.

Os estudantes decidiram neste sábado fazer um ato de protesto na segunda-feira, às 13 horas, em frente da reitoria.

O site Jus Brasil publica o despacho do reitor. Os estudantes divulgaram um trecho do Regimento Geral  da USP, de 1972 – quando o presidente da República era o senhor Emílio Garrastazu Medici.

O artigo 250 traz as possíveis faltas que constituem infração disciplinar. Entre elas “praticar ato atentatório à moral ou aos bons costumes”, “utilizar substância entorpecente” e “promover manifestação ou propaganda de caráter político-partidário, racial ou religioso”.

O reitor diz no despacho que, se as normas internas da USP não tivessem referência ao poder disciplinar, mesmo assim "o dirigente não teria como não observá-lo, sob pena de responsabilidade".

Os estudantes da USP estão em greve, decidida em sucessivas assembleias gerais, desde o dia 8 de novembro. Uma das reivindicações é a saída do reitor João Grandino Rodas. Outra, o fim dos processos contra estudantes. Outra, a saída da PM do campus.

Mas nem todos os cursos estão seguindo a decisão dos estudantes. A greve começou no dia em que 400 policiais desocuparam a reitoria e prenderam 73 estudantes - entre eles, Aline Camoles e Jessica Trinca, duas das estudantes expulsas.

A ocupação da reitoria (e, antes de um prédio da FFLCH) ocorreu após a prisão de três alunos de Geografia que portavam uma pequena quantidade de maconha, no estacionamento do prédio da História e Geografia. Uma massa de estudantes se rebelou, em apoio aos detidos.

Veja todos os itens do artigo 250 do Regimento Geral da USP:

Constituem infração disciplinar do aluno, passíveis de sanção segundo a gravidade da falta cometida.

I - inutilizar, alterar ou fazer qualquer inscrição em editais ou avisos afixados pela administração;

II - fazer inscrições em próprios universitários, ou em suas imediações, ou nos objetos de propriedade da USP e afixar cartazes fora dos locais a eles destinados;

III - retirar, sem prévia permissão da autoridade competente, objeto ou documento existente em qualquer dependência da USP;

IV - praticar ato atentatório à moral ou aos bons costumes;

V - praticar jogos proibidos;

VI - guardar, transportar ou utilizar arma ou substância entorpecente;

VII - perturbar os trabalhos escolares bem como o funcionamento da administração da USP;

VIII - promover manifestação ou propaganda de caráter político-partidário, racial ou religioso, bem como incitar, promover ou apoiar ausências coletivas aos trabalhos escolares;

IX - desobedecer aos preceitos regulamentares constantes dos Regimentos das Unidades, Centros, bem como dos alojamentos e residências em próprios universitários.

Esta notícia estará sendo atualizada nos próximos dias. O site da USP e o perfil da reitoria no Twitter não trazem nenhuma informação sobre as expulsões.

A notícia foi dada pelo site
USP em Greve, publicado pelo Comando de Greve dos estudantes - durante a paralisação, o DCE e os Centros Acadêmicos são diluídos.

O endereço é: http://uspemgreve.blogspot.com

A notícia só começou a ser publicada nos principais portais no início da noite. O primeiro foi o iG. Depois se seguiram G1, R7, Folha, Terra e Estadão, entre outros.


LEIA MAIS:
Carta Aberta aos Eliminados
Rodas fala à Folha em "sumiço de documentos"
Pietro Germi, Elio Petri e os fura-greve da USP


NO TWITTER:
NO FACEBOOK:


Nenhum comentário: