quinta-feira, 1 de dezembro de 2011


"Noam Chomski" critica a mídia no Twitter

O perfil Noam Chomski (@NoamChomski) tem utilizado seu Twitter para criticar os meios de comunicação de massa – ou mass media. Segundo Chomski, eles estão a serviço da máquina capitalista moderna. Mas não se trata do linguista americano Noam Chomsky, com “y”. Chomski é um ativista, criador de panfletos revolucionários.

A imagem do perfil de Noam Chomski no Twitter - com mais de 20 mil seguidores - traz a palavra “revolution”. Muita gente tem retweetado Chomski como se fosse de fato o anarcossindicalista Chomsky , prestes a fazer 83 anos, um dos lingüistas mais importantes da história e uma das vozes mais conhecidas da esquerda mundial.

“Mostrem sua humanidade ao mundo, em vez dos novos dispositivos da Apple”, diz Chomski. Ele diz que os mass media inculcam uma obediência “asquerosa” à visão de mundo da classe dominante. Ele se diz autor do livro “Formando Dissenso” – sátira do “Formando Consenso” de Chomsky.

“Vocês devem se retirar da letargia mental que os mass media enterraram em vocês”, afirma o ativista. "Vocês devem trabalhar com outros seres humanos, sincronizar trabalhos artísticos, artigos, livros, trabalhar juntos para reverter o controle da máquina capitalista”.

Ele defende que cada um invente a própria realidade, que aprenda a se tornar independente da propaganda dos mass media que “bombardeia” nossas mentes. Para Chomski, a liberdade de expressão foi garantida às pessoas “depois que os capitalistas tomaram completo controle dos meios de comunicação de massa”.

O VERDADEIRO CHOMSKY

Não por coincidência, Noam Chomsky, o original, também falou muito dos meios de comunicação de massa. “A propaganda representa para a democracia aquilo que o cacetete (isto é, a polícia política) significa para o estado totalitário”, diz, em frase famosa do livro “Consenso Fabricado”.

Ele descreve um modelo onde os meios de comunicação formam um sistema de propaganda descentralizado, que cria consensos favoráveis aos interesses da elite.

Chomski, com “i”, pega carona na fama do mestre. Mas seu estilo é mesmo panfletário, diante do rigor analítico do linguista.

Guardadas as proporções, é como se alguém criasse  no Brasil (num raciocínio inverso) um perfil @rafinhabastoz, com “z”, mas com um discurso articulado e intelectualmente consistente.

por Alceu Luís Castilho (@alceucastilho)


NO TWITTER:
NO FACEBOOK:

Um comentário:

Chi Qo disse...

Entrei no perfil e tem toda a cara de fake... Será que o Chomsky verdadeiro tem um twitter?